Se você estiver imaginando se utilizando o bitcoin pagaria os impostos de todo dia, como a futura CPMF, IOF ou IR, a regra é simples:
Se o governo não souber quanto ganhamos/transacionamos não tem como taxar o que não "existe".
Confira algumas dicas de ouro de como não ser taxado (e também não cair na malha fina) agora e nem no futuro utilizando bitcoins:
- Não compre/venda Bitcoins em lugares que exijam seu CPF. Muitos exchangers (casas de câmbio virtuais) mantem os seus dados cadastrais arquivados para fins fiscais, além de ser um risco para sua segurança, seus dados podem ser repassados ao fisco quando solicitado.
- Negocie a compra e venda de Bitcoins com pessoas físicas, de preferência em sites como o Localbitcoins. Você também pode fazer o uso de cartões de débito internacionais para sacar dinheiro em terminais, além de dispor de seu dinheiro rapidamente e em moeda local, você se mantem fora do radar do governo.
- Ao comprar produtos em estabelecimentos ou online solicite para que o vendedor informe na nota que a compra foi efetuada pelo cartão, em dinheiro ou que retire a forma de pagamento utilizada.
- Ao fazer transferências bancárias jamais escreva ou identifique a transação como sendo vinculada a negociações com bitcoins, não escreva por exemplo "Compra de Bitcoins", "BTC", "venda de moeda", etc.
- E por fim, jamais declare em seu imposto de renda que possui wallets carregadas de bitcoins!